Bebê prefre apenas uma mama, o que fazer?
- Hellen Cordeiro
- 4 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Alguns bebês apresentam preferência por uma única mama e podem até se negar a mamar na outra. Este post é para te auxiliar a entender este comportamento, que pode ocorrer por diversos fatores distintos . São eles:
⭐️Posicionamento do bebê intra útero
⭐️Mamilos diferentes
⭐️Produção de leite diferente de uma mama em relação a outra
⭐️Obstrução de ductos
⭐️Mastite (pode alterar sabor do leite)
.
⚠️Primeiramente é de fundamental importância que a dupla mãe e filho sejam avaliados por algum profissional de amamentação para aplicar a melhor estratégia, visando uma mamada otimizada em ambas as mamas. Algumas orientações gerais estão aqui para te auxiliar também:
➡️Nos casos em que estão associados ao posicionamento intra uterino, uma equipe multiprofissional atua, visando conforto na hora da mamada. Como o é no caso do torcicolo congênito, que tem um ótimo resultado associado à osteopatia.
.
➡️Em situações de mamilos diferentes podemos usar estratégias que necessitam de massagem na aréola ou até mesmo uso de apetrechos para auxiliar nesta correção. Podendo ser através do latch assist ou bombas tira leite, que proporcionarão um mamilo mais proeminente.
.
➡️Uma sugestão, prática e muito útil, nos eventos relacionados à diferença de produção láctea, fica a dica de iniciar a mamada, sempre pela mama de menor preferência do bebê ou quando ainda estiver sonolento. A fome e a sonolência são ótimos aliados neste momento de correção.
.
➡️Manejo em casos de mastite e obstrução de ducto, é específica caso a caso e deverá ser orientada por profissional especialista em lactação. Com certeza este casos merecem um direcionamento e um planejamento mais específico para cada lactente.
.
🤩Agora é a sua vez de colaborar e perguntar! Você teve uma experiência de preferência de lado na sua amamentação? Se sim compartilhe aqui nos comentários!
.
Beijo no coração e contem comigo!
Hellen Cordeiro
Consultora Amamentação IBCLC
Comments