Exterogestação
- Hellen Cordeiro
- 7 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

xterogestação.... também conhecido como 4º trimestre da gestação, que ocorre fora do corpo da mulher, ou seja, os 3 primeiros meses de vida do bebê nos braços dos pais. Apesar de ser um assunto muito difundido no meio científico, ainda é pouco falado entre os pais de primeira viagem. .
.
Entendendo que a maturidade do bebê , necessitaria de mais 03 meses no organismo humano, podemos responder vários questionamentos em relação ao comportamento deste período. O ambiente intratuterino oferece ao bebê aconchego, restrição de espaço (logo, restrição de movimentos), oferta de nutrientes/alimentação em tempo integral, balanço constante, barulhos/ ruídos constantes.
.
Reproduzir este espaço, logo após o nascimento, é muito importante para a qualidade de vida de toda a família. O bebê continua dependendo da manutenção deste ambiente para que consiga se organizar, se entender e se sentir confortável.
.
⭐️Considero importante lembrar que o bebê humano nasce ainda muito imaturo e dependente de cuidados e de atenção integral, quando comparado à outros mamíferos. Quando uma família absorve essas demandas, e passa a observar mais as necessidades do bebê do que o relógio, ou as imposições da sociedade (incluindo orientações difundidadas pela internet, profissionais de saúde, amigos, família e afins), percebem um bebê mais tranquilo e confortável.
.
Finalizo deixando umas dicas que colaborem para ajudar a vcs passarem pelos primeiros 03 meses de vida do bebê.
.
1) manter o bebê perto do corpo! O colo pode ser um belo aliado.
2) manter o bebê contido: enroladinho também pode ajudar. O Sling é uma ótima opção.
3) Cama compartilhada, sempre observando que existem regras fundamentais a serem respeitadas para que a cama compartilhada seja segura.
4) ruídos brancos têm poder calmante para o bebê
5) livre demanda orientada / inteligente oferece ao bebê a alimentação e sucção mais constante, o que também tem poder calmante para o bebê
6) Revezar os cuidados com o bebê
.
Lembre-se sempre que a sua família é única e que cada bebê é um bebê. Procure ajuda de um profissional qualificado para responder as seus questionamentos... Estarei sempre a disposição.
Comments