Será que a minha mama é compatível com amamentação???
- Hellen Cordeiro
- 1 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

.
Vocês sabiam que tamanho, cor, formato das mamas, bem como o tipo de mamilo não impossibilitam nenhuma mulher de amamentar.
.
Fatores emocionais (inclusive stress) podem dificultar mais o processo, do que as mamas em si. Portanto, não abosrvam falas do tipo:
- “Sua mama é muito grande, vai sufocar o bebê”,
- “Sua mama é pequena demais, vai produzir pouco leite”,
- “Xiii... Fez cirurgia?! ”,
- “Com esse mamilo o bebê não vai conseguir mamar”...
.
O importante é que mãe e bebê estejam em bom estado de saúde e que a nutriz ou lactante esteja emocionalmente fortalecida para que o processo fisiológico da produção e descida do leite materno possa ocorrer da forma mais natural possível.
.
Não estou dizendo que amamentar é fácil, nem simples.
Existem sim, vários fatores que podem dificultar o aleitamento materno exclusivo, mas que não impossibilitam a amamentação, se realizado intervenção precoce e manejo adequado. Fatores como anatômicos, orgânicos, psicoemocionais, relacionados a prontidão do bebê ou relacionados à técnica interferem mas não são limitantes e impeditivos.
.
Assim sendo... Se informem, tenham conhecimento sobre o processo de amamentação, não romantizem, não se culpem e não desistam dos seus sonhos.
.
Entrem em contato com uma consultora de amamentação, se possível, ainda durante a gestação. Este é o melhor momento para se preparar entender todo o processo. Caso não consiga, procure ajuda profissional na presença do menor sinal de dificuldade.
Beijo no coração!!!
Entre em contato ❤️😘😘
Comments